12 de jul. de 2010

"O combate à ecofobia"

"Cidades como Portland, nos EUA, já começam a criar programas para que crianças e pais passem mais tempo em parques e praças"

"As notícias da luta pela reconexão entre crianças e natureza não são apenas notícias. Desde que Last Child in the Woods foi publicado nos EUA, em 2005, o interesse no Transtorno de Déficit de Natureza – que não é, como o autor Richard Louv destaca, “um quadro clínico conhecido”, e mais uma “desordem da sociedade” – aumentou mais do que ele poderia imaginar.
– Fui surpreendido pela resposta. Eu sabia que provocaria interesse, mas não nessa extensão – afirma.
Isso levou à criação de uma fundação, a Children & Nature Network (C&NN), que procura construir um movimento para reconectar crianças e natureza. Setenta e três campanhas regionais da C&NN foram lançadas pelos EUA e Canadá, e o interessse espalhou-se do Reino Unido para o Quênia. Recentemente, o presidente do departamento de parques na cidade de Portland, em Oregon (EUA), anunciou uma parceria com os serviços de saúde da cidade. Pediatras começarão a receitar “tempo em família” a ser passado em parques. O departamento de parques checará se eles aparecerão, e o departamento de saúde estudará os resultados.
Como a maioria das pessoas agora mora em cidades, Louv está se envolvendo no debate sobre a “natureza próxima”. Trabalha para assegurar que, onde quer que seja possível, o urbanismo comece a incorporar a natureza em maneiras não exploradas até agora, com ecovilas, trilhas naturais, planos de regeneração natural para shoppings abandonados e terrenos vazios urbanos."

Notícia publicada por Zero Hora, 12 de julho de 2010 | N° 16394. (As hiperligações foram acrescentadas)